Escolha uma Página

Quero começar hoje da forma como finalizo uma de minhas palestras, com o trechinho de uma música maravilhosa chamada “Super Herói-Não é Fácil”, que expressa tão bem e tem tudo a ver com esse conteúdo que preparei para vocês.

Não quero imitar Deus ou coisa assim, só quero encontrar o que é melhor em mim. Ser mais do que alguém que sai num jornal, mais do que um rosto num comercial. E não é fácil viver assim. Se eu quiser chorar, não ter que fingir, sei que posso errar, que é humano se ferir. (…) Sou só mais alguém querendo encontrar a minha própria estrada pra trilhar. Apenas alguém querendo encontrar a minha própria forma de amar.”

(Versão da música Superman – composta por John Ondrasik)

Quem me conhece sabe da minha admiração e o quanto sou fã (de carteirinha mesmo) de uma dupla que é fenômeno no Brasil e no mundo.  Acertou se você pensou em Sandy e Junior!

O trabalho da dupla é algo que realmente faz parte da minha vida, desde muito cedo. Eles cresceram e, assim como grande parte de seus fãs, crescemos com eles e fomos nos autoconhecendo como pessoas. Como o próprio nome do recém projeto sugere, a história de Sandy e Junior é também parte da “Nossa História”.

Contudo, se você não está entendendo nada do que estou dizendo, não se preocupe. Hoje minha intenção aqui não é fazer apologia para que acompanhem esses ícones, nem mesmo comecem a gostar do estilo musical, caso não seja o seu preferido. O que quero tratar está relacionado ao meu trabalho, com Sucesso Pessoal e Desenvolvimento Profissional. Uma reflexão através desses exemplos que eles são, em alta performance, estados emocionais e disciplina para o sucesso.

A proposta deste texto deu-se com o lançamento do Documentário “A História”, lançado neste mês pela GloboPlay. Se você não acompanha mas está disposto a ser inspirado por uma história de sucesso, vale a pena conferir. Trata-se de algo que, apreciando ou não os “personagens” dessa história real, é indiscutível que a dupla atingiu e possui esse sucesso, tanto na vida como na carreira e, nesse caso, eu sugiro mesmo que assistam, não apenas pelos artistas mas, pela consistência do conteúdo, de coração aberto e para que possam entender um pouquinho mais sobre essa abordagem, de quem vos fala. Fica a dica para o momento de lazer, uma história linda e que realmente pode agregar inspiração à sua vida.

Sandy e Junior, não considerando apenas pelos números, que são evidências claras do que muitos entendem por sucesso, mas indo além, com foco na pessoa; Sandy Leah Lima e Durval de Lima Junior, não apenas artistas famosos e sim pessoas que trabalham por um propósito e missão, sendo modelos de alta performance e sucesso pessoal.

Ambos cresceram sob os holofotes e desde a infância lidando com diferentes situações e emoções em uma carreira inquestionável de profissionalismo, dedicação e comprometimento, e que ao mesmo tempo que se tratava da área profissional, estava completamente relacionada a vida pessoal de cada um. Crianças que, tão cedo estavam lidando com situações que exigiam maturidade e inteligência emocional para não sucumbirem e nem prejudicarem as fases da vida onde já existia uma carreira se desenvolvendo.

Quantas pessoas não imaginam tudo que está por detrás de uma carreira brilhante como a deles, quantos desafios, superações e a necessidade de uma base sólida para seu desenvolvimento.

É nítido ainda que a dedicação fez toda diferença para chegarem onde estão hoje, por muito menos poderiam ter desistido, simplesmente negado ou quem sabe até se perdido.

A mente precisa de muita força e preparo quando se tem duas crianças e, posteriormente, adolescentes tão expostos ao mundo, que nem sempre é gentil e justo, como foi com Sandy e Junior. Quando você começa a enxergar com outro olhar essa questão, deixando de lado o glamour e suas comodidades, sem dúvidas, fica visível que se não existisse um propósito maior, clareza da missão e trabalho árduo, nada disso seria possível, afinal nem tudo são flores como acredita-se quando você assiste na TV. Atrás das personalidades existem e sempre existiram duas pessoas, com sentimentos e necessidades que não podem ser ignorados e isso já os diferencia da grande maioria, por essa força e consciência para lidar com a fama e tudo o que ela traz. Vidas expostas, preconceitos, julgamentos, marcas e tantos outros desafios que a Sandy e o Junior tiveram que lidar e superar.

É aí que reforço, o quanto o “ser pessoa”, o autoconhecimento, a disposição de não ficar na zona de conforto e desenvolver cada habilidade necessária como indivíduo e profissional, são imprescindíveis no processo de evolução e mais que isso, é necessário ter sucesso pessoal para consequentemente alcançar o sucesso profissional sólido. E eles são exemplos disso também, pois apesar de terem feito sucesso bem novinhos, eles o mantiveram vivo até hoje, ao contrário de tantos exemplos que destacam-se rapidamente porém não solidificam-se em suas carreiras.

“Libertar,
Devolver ao mundo.
Libertar,
Conhecer
O ser humano a fundo.
Libertar.”

(Composição: Sandy, Junior e Xororó)

            Inspirada por essa história de amor, que tantos anos depois mostrou-se intacta, absurdamente forte e de sucesso absoluto, atingindo novos recordes e que veio para realizar um grande sonho dos fãs, celebrar um marco, selando a carreira inquestionável como dupla e todo legado que construíram como pessoas, tirei aprendizados importantíssimos para a vida e para a carreira que fiz questão de elencar:

  1. Acredite nos seus Sonhos – Eles acreditaram e desde pequenos pediram e insistiram para poderem dar os primeiros passos, ninguém os forçaria a começar nada se não partisse do desejo e empenho deles próprios, ou seja, se você mesmo não acreditar ou nunca mobilizar-se, seus sonhos continuarão no papel e ninguém poderá realiza-los por você, por mais que acreditem e saibam do seu potencial.
  2. Encontre sua Missão de Vida – A missão e o propósito de Sandy e Junior apareceu bem cedo e era nítida pelo dom de cantar e encantar através da força musical que possuíam, mas é possível encontrá-la em qualquer momento. Quando você encontra a sua missão de vida, ou seja, identifica suas forças e como pode usá-las para fazer algo no mundo, quando você encontra o seu porquê e papel no mundo, você faz por amor e propósito maior, é isso que te mantem firme na trajetória, é isso que diferencia inclusive, pessoas que desistem das que permanecem mesmo encontrando desafios. É o propósito que te faz acordar todos os dias e fazer o que precisa ser feito.
  3. Esteja cercado de pessoas que abracem seu sonho e te apoiem – uma rede de apoio, de pessoas que você confia e que te incentivam a caminhar para sua melhor versão, é maravilhoso e motivador. Como no caso deles que sempre tiveram base sólida com todo apoio da família, de amigos e, posteriormente, de uma equipe forte e confiável.
  4. Responsabilize-se – Deve seralgo intrínseco, de dentro pra fora, ou seja, tem que partir primeiramente de você, inclusive porque em muitos momentos existem críticas e até pessoas contrárias a você. A autorresponsabilidade é essencial na vida e nos negócios, seja o que for, tudo depende de você e começa com você, com a sua atitude, o seu empenho, a sua ação, sem transferir a responsabilidade do seu sucesso para fatores externos. A carreira da dupla chegar onde chegou e até hoje ter essa força é evidência clara de autorresponsabilidade e muito esforço.
  5. Desenvolva habilidades necessárias – Ninguém sabe tudo e nem deveria saber, mesmo quando você encontra sua missão, em muitos momentos te faltarão algumas coisas, como repertório, conhecimento, técnica, enfim, quando você não consegue realizar algo, é simplesmente porque te falta desenvolver alguma habilidade e está tudo bem buscar auxilio com pessoas e profissionais que podem te ajudar nessa caminhada de aprendizado, conhecimento e melhoria. Quantas vezes a dupla precisou desenvolver competências e habilidades para chegarem onde queriam e aprenderem o que precisavam? Seja no canto, na dança, na técnica de um instrumento, no próprio comportamento e o que fizeram? Foram lá, estudaram, entenderam a necessidade e buscaram ajuda. Nós precisamos aprender que é natural pedir ajuda quando necessário.
  6. Aceite sua vulnerabilidade – Somos seres vulneráveis e, ao contrário do que muitosacreditam ou querem pregar, permitir-se ser vulnerável em alguns momentos é tão importante ou até mais que ser forte. Somos humanos e ninguém consegue ser 100% do tempo forte e perfeito. Como foi também para a dupla em muitos momentos, quando tantas pessoas nem poderiam imaginar, eles tiverem momentos de vulnerabilidade e fizeram questão de mostrar isso no documentário, momentos esses super importantes para atingirem seus objetivos e serem eles mesmos, com suas qualidades e defeitos, vivendo em essência.
  7. Seja persistente – Para eles não foi diferente, houveram momentos de muita pressão em que precisaram ter discernimento para persistir e enfrentar questões que nem tinham certeza se dariam conta ou até se valeria a pena na vida pessoal, mas a clareza dos itens acima os mantiveram firmes na caminhada. Nem sempre será fácil, muitas vezes poderá ser mais cômodo desistir, a pressão poderá ser grande e é nesse momento que todos os itens acima precisarão estar presentes em sua mente para que você persista no seu objetivo.
  8. Comprometa-se com o seu sucesso – De nada adianta ter um sonho se você não se comprometer com ele e sua realização; muitos dizem ter medo do fracasso quando na realidade o medo é justamente do sucesso, porque ter sucesso dá trabalho, exige esforço e ação. Para alcançá-lo e mantê-lo você precisa abrir mão da zona de conforto e realizar. Sandy e Junior trabalharam e trabalham muito, não apenas o que era conveniente ou confortável e isso traz consigo abdicação de muitas coisas em vários momentos e se não fosse o comprometimento com dedicação eles não construiriam tudo isso.
  9. Desenvolva constantemente sua Inteligência Emocional – Pensamentos geram emoções, que, por sua vez, geram ações. O ciclo cerebral é esse: Pensar, Sentir, Agir e por isso, a necessidade desses pensamentos serem bons e altos, pois deles virão seus comportamentos e sua performance. Já pensou se Sandy e Junior não desenvolvessem a inteligência emocional? Imagine lidar com críticas ou ainda com o assédio, a exposição e tantas outras questões que, no caso deles foram ainda mais intensas, sem dúvidas precisaram e precisam trabalhar constantemente para ter equilíbrio emocional.
  10. Trabalhe incansavelmente – Como eles sempre trabalharam, até em grandes adversidades e trabalham até hoje. Não existem fórmulas mágicas, nem atalhos, quando se quer alcançar um grande objetivo. É necessário dedicação e trabalho continuamente e repetidamente. Esse é o caminho para a excelência!

Com essas dicas e aprendizados de uma história de sucesso, cabe bem um trechinho da música, que é âncora na trajetória de Sandy e Junior, composta pelos queridos Tiãozinho Lima, Feio e Xororó, que fala sobre intensidade e energia, assim como é acompanhar a carreira da dupla, ser fã e também estudar, ainda que minimamente com esse documentário. Encerrando com a compreensão de que, autoconhecimento, força de vontade, preparo, bases sólidas e inteligência emocional, foram fatores fundamentais para o sucesso pessoal na vida e, consequentemente, no desenvolvimento profissional da carreira do fenômeno chamado Sandy e Junior, afinal:

“Só quem consegue sentir essa magia
Consegue entrar na mesma sintonia.
E quando você pula, pula até suar.
 E não se cansa é pura adrenalina no ar.

Vamos pular”

Vamos pular, para o próximo passo na história, na sua, na minha, na de cada um de nós, à sua maneira e no seu tempo, cada um no seu contexto, mas sabendo que todos somos um e, portanto, juntos nessa evolução que é a vida. Acreditando acima de tudo, com garra, dedicação, esforço e, a exemplo deles, muita inspirAÇÃO!”

Muito Amor e Gratidão, Daniela Bizão