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Hoje venho bater um papo com todas as pessoas, seja você empresário, colaborador, autônomo, estudante, alguém que está buscando uma colocação no mercado de trabalho ou até você que não trabalha ainda. Este texto é pra você… mas falo especialmente com você que é líder e isso envolve a liderança em qualquer aspecto e área da vida.

Em pleno século XXI, ainda existem aqueles que não compreenderam a importância e a necessidade de uma boa Gestão de Pessoas e principalmente, da Autogestão.

Seja na sociedade, no lar, na empresa, na comunidade, no seu próprio dia-a-dia, gestão de pessoas e autogestão são requisitos básicos e essenciais para uma VIDA de sucesso!

Se há uma coisa que acredito e sempre falo é, que se queremos alcançar sucesso na esfera profissional, é imprescindível termos esse sucesso primeiramente, na nossa vida pessoal e isso pode significar diferentes valores e nos devidos contextos para cada um.

Podemos perceber que é comum ouvir as pessoas “discutindo” e reclamando sobre diversos motivos de insatisfação, seja profissional ou pessoal (e motivos nunca irão faltar para reclamar quando você está nessa ótica), especialmente agora, com a tal “crise” (ou deveríamos dizer, sobre as tantas crises?!)

De fato, é mais cômodo reclamar e vitimizar-se, do que tomar as rédeas da própria vida, empresa, situação, auto responsabilizar-se e buscar soluções.

E é justamente nesse ponto que está a “grande sacada”, que diferencia as pessoas que fazem acontecer, daquelas que “deixam a vida levar” e depois se queixam se o resultado não sair como elas esperavam.

O Coaching nos ensina muito sobre isso e sobre como sair da zona de conforto e buscar ideias e opções para resolução dos desafios que surgem. Eu, como Coach, sou completamente apaixonada por desenvolvimento pessoal e profissional, tanto como expectadora/aluna, como palestrante/organizadora; eu digo que é como uma necessidade fazer parte disso, sabe?! E garanto que pode sim, tornar-se um hábito em sua vida também, basta iniciar e exercitar, até que se torne algo mais rotineiro. Tudo é treino para a excelência, com o autodesenvolvimento não seria diferente.

Quando você inicia essa caminhada é quase um caminho sem volta, costumo brincar, porque quanto mais você compreende e descobre, mais quer continuar a jornada.

Você pode estar se perguntando: ”E aonde ela quer chegar com relação à gestão de pessoas?”

Simples! Fala-se tanto em produtividade, alta performance, pro atividade; inclusive, quando se contrata um Coach para a empresa, é bem comum que seja esse um dos objetivos mais procurados: dobrar produtividade, triplicar lucratividade, etc. E está tudo bem ter esses objetivos como foco, entretanto, não é raro quando esquecem do bem mais precioso que existe e que é fundamental, necessário para que tudo isso aconteça: A Pessoa!

Gosto muito de uma frase de Simon Sinek que diz: “100% dos clientes são pessoas. 100% dos empregados são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.”

Afinal, o tempo todo que estamos falando de vida, seja ela pessoal ou profissional, estamos falando de seres humanos, que somos e temos que lidar.

Pessoas, que têm necessidades básicas, físicas, psicológicas e precisam de cuidado para florescer e, assim, atingir objetivos pessoais e, consequentemente, da empresa.

Para isso, é imprescindível o alinhamento de objetivos entre empresa e colaborador, trabalhar o espírito de equipe, de time, porque não dizer até um tipo de “família” né? Afinal, quanto tempo uma pessoa passa trabalhando atualmente para “suportar” um ambiente caótico e de pressão, quanto vale a pena enfrentar todo estresse de uma empresa tóxica emocionalmente?

A Liderança hoje é decisiva, não somente nas organizações, mas na vida. Como é possível uma pessoa gerir bem uma empresa sem antes liderar a si próprio?

Saber sobre Liderança, exercer seu papel de líder na empresa e na sua vida, consciente de que, ao contrário do passado, ninguém precisa de um chefe que dê ordens. Hoje em dia as pessoas precisam de um líder que oriente e caminhe com os demais.

A sociedade atual e futura precisa do líder que inspira e influencia, muito diferente daquele chefe que mandava, obrigava e que, por medo, os demais obedeciam.

As coisas mudaram e não duvide, foi para melhor sim, a questão é super prática, só é necessário compreender: cuide das pessoas!

Elas hoje são nosso único diferencial, especialmente em épocas de crise. Foi-se o tempo em que a técnica e o dinheiro contavam acima de tudo, afinal, para que ele gire, é necessário pessoas motivadas, que acreditem e tenham conhecimento necessário para realizar os trabalhos. Sem elas, por mais dinheiro que se tenha para investir, não existe empresa. Empresas são feitas por pessoas.

Parafraseando Richard Branson, acredito muito nisso, não são apenas os clientes que vêm em primeiro lugar, mas também os funcionários. Se você cuida dos seus colaboradores, eles cuidarão dos seus clientes!

É simplesmente isso! Se não for uma das melhores respostas quando questionam a importância e o que seria uma boa gestão, está bem próximo disso.

É básico e para muitos parece tão complexo fazer: Cuide bem das pessoas à sua volta! Dê importância e atenção, ouça as pessoas, tenha uma comunicação empática e seja assertivo. Saiba cobrar com firmeza, mas não com superioridade ou arrogância, mantenha a amorosidade e tenha inteligência emocional para lidar com elas. Invista no seu capital humano, eles são a sua empresa!

Sei também que muitos irão alegar que é caro tudo isso, que precisam economizar, lucrar e os mais variados motivos que não caberiam aqui, contudo aí eu te pergunto: – Quanto vale o seu sonho??? O que traz resultado não custa! Tem valor, é investimento. E disse um sábio: – “Caro é o que vai custar depois, quando sua empresa não estiver bem, porque você não teve colaboradores preparados, qualificados, motivados e bem treinados.” 

Quando precisar de ajuda saiba pedir. Um bom líder é humilde e sabe quando deve ser o principal treinador da equipe.

Contrate um bom profissional para te auxiliar nessa caminhada, seja ela profissional ou pessoal.

Vá a palestras, participe de workshops, faça cursos, busque treinamentos. Você verá como transformando a si mesmo, o seu redor pode ir se modificando para melhor, por consequência. A dica é simples e totalmente eficaz.

Busque profissionais habilitados para te auxiliar, potencialize seus talentos, desenvolva habilidades e sua Inteligência Emocional, mas, tenha certeza, de que a chave para tudo isso está dentro de você mesmo. Tudo começa por você, em você, no seu querer, no seu decidir “arregaçar as mangas” e fazer acontecer. E, para isso, o que realmente funciona e pode te levar além, é o autoconhecimento.

 

O autoconhecimento liberta! Esteja disposto a iniciar essa jornada consigo!

E, se precisar, conte comigo!

 

#Juntossomosmuitomelhores

Daniela Bizão – Master Coach | Administradora | Palestrante